Slide1.JPG

Profissionalizando o seu negócio

 

Com a competitividade no atual mercado, para uma empresa sobreviver, independente de ser pequena, média ou grande empresa, é necessário investir em profissionalização, mesmo que a sua empresa tenha acabado de ser criada ou que já esteja no mercado há algum tempo.

 

Muitos empreendedores têm como opinião que a profissionalização atrapalha os negócios, e isso ocorre pelo fato de confundirem o Processo de Profissionalização com Burocratização, ou até mesmo com perda de identidade da empresa.

Muito pelo contrário. Com a profissionalização, a empresa não perderá suas características essenciais, e sim fortalecerá sua marca.

 

E qual é a melhor maneira para fazer isso?

Para profissionalizar um negócio, devemos seguir os seguintes passos:

 

- Planejando seus negócios

O Plano de negócios é o principal ponto que deve ter claro na mente dos gestores e de toda a equipe, pois funciona como uma espécie de mapa, que abrange todos os objetivos da organização, regras, procedimentos, instruções, dentre outras informações fundamentais para a evolução do seu negócio.

 

- Aprimorando a gestão

Por mais que um empreendedor conheça administração, deve sempre observar as atualizações que o mercado oferece, novas metodologias de trabalho, e isso pode ser feito através de cursos, workshops ou eventos da sua área de atuação, e principalmente através de mentorias ou consultorias, que estão sempre antenados com as novidades do mercado.

 

- Controlando as finanças

É necessário que os gestores saibam com exatidão o fluxo de caixa de sua empresa, tendo absoluto conhecimento das entradas e saídas do seu negócio, e preferencialmente de lançamentos futuros, através de um orçamento bem apurado e controlado, para que em caso de qualquer evento inesperado, os gestores tenham tempo hábil de corrigir os possíveis efeitos desta “surpresa”.

 

- Monitorando os resultados

Para saber se de fato, o seu negócio está no caminho certo, é necessário o acompanhamento de suas ações de maneira efetiva e constante.

É muito arriscado para a sua empresa, a tomada de decisões por “achismos”, ou seja, as suas decisões devem ser tomadas com base em informações seguras, e isso só é possível conhecendo o caminho percorrido.

 

- Treinando o seu time

Muitos empreendedores acreditam que investir na equipe é perder tempo ou desperdiçar dinheiro, porém, a realidade demonstra exatamente o oposto disso.

Treinar funcionários significa que você terá em seu negócio, pessoas mais capacitadas e motivadas, e desta forma, mais preparadas para suportar o crescimento a médio e longo prazo que a sua empresa pretende buscar.

Equipe motivada e comprometida resulta em clientes mais satisfeitos e fiéis.

 

“Empreender não depende apenas de talento. É necessário planejamento, organização, disciplina, conhecimento e principalmente, estar antenado com a evolução do mercado.”

 

A MAIESTAS Consultoria está preparada para ajudá-lo na profissionalização do seu negócio e prepará-lo para o futuro.

 

 

Fevereiro/2020