Slide1.JPG

Consultoria empresarial para pequenas e médias empresas vale a pena?

 

Pequenas e médias empresas também devem fazer uso dos serviços de consultoria de gestão.

 

O trabalho de consultoria é muito conhecido entre as grandes empresas, que empregam profissionais consultores em variados projetos sejam eles nas áreas financeira, RH, processos, logística, comercial, entre outras.

 

Mas e quanto as pequenas e médias empresas existe essa mesma demanda?

 

É claro que a consultoria empresarial não está para solução de todos os problemas da empresa, e é fato que nem todas empresas estão no momento ideal para contratar o trabalho de uma consultoria empresarial.

 

A consultoria empresarial é para empresas que tem objetivos claros, sejam eles para a solução de algum problema existente, sejam para o desenvolvimento de trabalhos ainda não realizados, de maneira direta a consultoria empresarial está para empresas que realmente querem alcançar determinado objetivo.

 

É neste momento que se enquadra a consultoria empresarial, ela vai agregar experiências e conhecimentos de outras empresas e mercados tornando o caminho da empresa mais sólido, reduzindo riscos e incertezas.

 

A realidade das pequenas e médias empresas é bastante distinta em comparação a de uma grande empresa já bem estruturada, falta a maioria das pequenas e médias empresas uma gestão qualificada que tenha conhecimento de todos fatores que envolvem seu negócio, tais como: lucro, custos, descontos, perdas, ponto de equilíbrio, impostos sobre as vendas, crédito de impostos das compras, viabilidade de investimentos, prazos de compra e recebimento, fluxo de caixa, entre outras. São para todas essas variáveis que a consultoria empresarial poderá colaborar para a gestão das pequenas e médias empresas.

 

Todo o trabalho dos consultores é desenvolvido em parceria com os sócios e colaboradores da empresa contratante. Os sócios e colaboradores apresentarão aos consultores a realidade atual da empresa, dados e informações do seu dia a dia, enquanto os consultores buscam entender a realidade do negócio, para então traçar soluções customizadas a serem implementadas, sempre focado no alcance dos objetivos previamente definidos.

 

Em relação ao custo de uma consultoria empresarial ainda hoje existe o mito que consultoria é um luxo acessível para poucas empresas devido ao preço dos seus honorários, importante então ressaltar que os resultados alcançados pelo trabalho da consultoria deverá quase sempre superar os custos de seus honorários, além de que as orientações do consultor empresarial podem auxiliar em decisões de risco que a empresa está a correr, sem mencionar a redução de custos e aumento de lucros provenientes do melhor gerenciamento. Na verdade, é preciso a visão de que os valores gastos com a consultoria empresarial são investimentos na melhoria do seu negócio e não pode ser tratado como um gasto a mais. Afinal o olhar deve estar voltado para os benefícios que serão conquistados.

 

Fevereiro/2020