Slide1.JPG

Por que Missão, Visão e Valores são definições tão importantes para qualquer tipo de negócio?

 

Missão, Visão e Valores, são os três pilares fundamentais para a construção de um Planejamento Estratégico e está tríade servirão de bússola para todas as decisões a serem tomadas pelos administradores da empresa no dia a dia.

 

Serão a base que definirão o comportamento e qual rumo deve-se tomar para que a empresa atinja os seus objetivos.

 

Iremos agora explanar sobre a importância de cada um desses pilares e expor alguns exemplos que poderão lhe ajudar para a elaboração deste importante conceito para o seu negócio.

 

Missão

A melhor definição para a missão é que ela é o principal motivo de uma empresa existir, aquilo pelo qual trabalham e se esforçam os seus sócios e colaboradores. A missão deve ser a carteira de identidade da organização, deve esclarecer qual o seu negócio, ser concisa e objetiva. E por que é tão importante esta definição? Segundo Philip Kotler, “Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa – mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la”. Ou seja, a definição da missão é um grande exercício de aprendizado e autoavaliação.

 

A missão deve responder à pergunta mais básica que uma empresa pode se propor: para que existimos? Embora se trate de uma questão distante do dia a dia, é ela que dá sentido às ações diárias. A cada definição estratégica para o negócio e a cada tomada de decisão, os gestores devem avaliar se suas decisões estão alinhadas com a missão da empresa. Afinal, uma virtude muito comum em bons gestores é saber dizer não para falsas oportunidades. E muitas vezes são consideradas falsas por não estarem alinhadas com a missão da organização.

 

Veremos agora alguns exemplos de missão de grandes empresas do Brasil e do mundo:

 

  • Google: É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.
  • McDonald’s: Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.
  • Avon: Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo.
  • Nestlé: Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.
  • Fiat: Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e

 

Visão

Ter uma visão de futuro é simplesmente querer chegar a algum lugar. Todo gestor de alguma forma tem uma visão de futuro para sua organização, mas nem sempre a formalizam, ou definem uma estratégia para alcançar seus objetivos.

 

A visão de uma empresa procura responder onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro. Sua visão deverá ser e conter o sonho de todos. Preferencialmente deve ser construída com a participação dos colaboradores, buscando expressar um sonho também desejável por eles.

 

Esse sonho deverá ser inspirador, realizável, objetivo, ter uma dimensão perceptível e com um prazo para acontecer.

 

E por que é tão importante a definição da visão? Simples, porque ela será responsável por toda a elaboração do planejamento estratégico. A definição das ações, objetivos secundários e estratégias de negócios estarão sempre alinhadas com a visão, procurando maneiras de atingir este grande objetivo.

 

Vejamos agora alguns exemplos de visão de grandes empresas:

 

  • Duratex: Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.
  • Arcor: Ser a empresa nº 1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional.
  • Seara: Ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado brasileiro e internacional, por processar e comercializar produtos de alta qualidade, em todos os seus segmentos e marcas comerciais, e continuando a se expandir no mercado em que atua no Brasil e no Exterior, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e com o desenvolvimento sustentável e rentabilidade nos seus negócios.
  • Mercedes Benz: Nosso objetivo é ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços. Buscamos atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes e criar valor para nossos acionistas e demais públicos com os quais nos relacionamos.

 

Valores

Os valores são os princípios que regem as ações e comportamentos de todos os indivíduos que fazem parte de uma empresa, como sócios, acionistas e colaboradores. Para entendermos melhor o que são os valores, precisamos distinguir valores e crenças. Uma crença é algo em que eu acredito como sendo certo, justo ou bom. Um valor, por sua vez, é uma crença segundo a qual eu ajo, ou seja, ela está muito mais ligada ao comportamento do que somente à crença.

 

Os valores devem ser seguidos por todos dentro da organização. Então, para que tenham maiores efeitos, suas definições devem ser criadas em conjunto com os colaboradores. Por padrão, a empresa deve definir entre 5 e 6 valores, e após definidos, devem ser seguidos e cobrados como mandamentos. É importante que todos sigam à risca os valores da empresa, tornando-os sua própria identidade, e fazendo com que a organização seja reconhecida pelos seus valores e seus comportamentos.

 

Para serem seguidos, os valores precisam atender os seguintes critérios:

 

  • Serem claros e objetivos, permitindo a compreensão de todos;
  • Serem públicos para toda a organização, clientes e sociedade;
  • Serem obrigatórios, todos os sócios e colaboradores devem seguir à risca;

 

Veja alguns exemplos de valores: 

 

  • Satisfação do cliente: Ele é a razão da existência de qualquer negócio.
  • Valorização e respeito às pessoas: São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível.
  • Atuar como parte integrante da empresa: Juntos nossa marca fica muito mais forte.
  • Responsabilidade social: É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa.
  • Respeito ao Meio Ambiente: É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.

 

Revise com frequência

Criar a Missão, a Visão e os Valores da empresa definem o propósito e a identidade da organização. Estes fundamentos devem ser sempre lembrados por seus gestores e colaboradores.

 

Se possível, faça avaliações frequentes para saber se a empresa está seguindo estas definições. Porém isto não significa que elas são estáticas. Assim como o mercado está em constante evolução, as empresas devem revisar seu planejamento com frequência, o que também pode gerar uma redefinição da visão, missão ou valores.

 

Agora que você sabe que estes pontos são fundamentais, faça a revisão dor seu planejamento estratégico. Una estas informações com conceitos de liderança e faça sua empresa crescer ainda mais. Além de Missão, Valores e Visão definidos, empresas de sucesso possuem metas traçadas, diferenciais claros e processos inovadores. 

  

Ricardo Feijoo

Outubro/2019