Como salvar a micro, pequena e média empresa da crise
O mundo está enfrentando uma crise inesperada que trouxe à tona as forças e fraquezas de muitas empresas nos mais diversos nichos de mercado.
Vivemos um momento de grande incerteza em relação aos impactos da pandemia do COVID-19 e, como seres humanos, nos preocupamos com o crescimento acelerado de contaminados e de mortos, porém como empreendedores e pessoas de negócios, temos mais uma preocupação: diante de tantas incertezas, o que devemos fazer para garantir a sobrevivência das nossas empresas neste momento de isolamento social e quarentena?
Em vários segmentos, a previsão de receita é quase zero por no mínimo 3 meses.
Expectativas menos otimistas, como do Banco Mundial, estima que em 2020 a economia brasileira deva sofrer uma contração na casa dos 5,0%, crescendo gradativamente 1,5% e 2,3% nos anos de 2021 e 2022, ou seja, a sua recuperação levará de 6 meses até 2 anos para atingirmos o patamar pré pandemia.
Nenhum desastre natural ou até mesmo uma guerra, em tempos modernos, foi capaz de parar tantos países ao mesmo tempo como a pandemia causada pelo novo coronavírus. É a primeira crise desta magnitude que a atual geração enfrenta.
Neste cenário, com milhões de pessoas em isolamento social, e a economia em brusca queda, os micros, pequenos e médios empreendedores, necessitam de um planejamento emergencial para a sobrevivência de seus negócios.
A melhor saída neste momento, é saber gerenciar os recursos existentes, prever as ameaças e planejar os próximos passos, porém, antes de começar com qualquer ação, uma pergunta importante: quão bem você conhece as variáveis principais do seu negócio?
Estas variáveis, são o caixa, suas fontes de receitas, seus custos e despesas e seus parceiros fornecedores de insumos e produtos, entre outros.
Ter o controle destas variáveis, é extremamente importante no cotidiano e muito mais importante diante de cenários instáveis e difíceis de prever, como o que estamos vivendo, em que há grande redução de receitas para empreendedores de diversos segmentos e a gestão correta destas variáveis será a principal ferramenta para garantir a sobrevivência das empresas.
Isso significa controlar o fluxo de caixa, ou seja: a relação do dinheiro que movimenta o seu negócio.
Essas movimentações acontecem em períodos diferentes, é por isso, é essencial que o empreendedor utilize uma ferramenta para uma lúcida tomada de decisões.
Se você ainda não faz esse controle, seguem algumas dicas:
Diagnóstico empresarial:
Caixa:
Faturamento:
Redução de custos e despesas:
Com estas ações, você ajudará a controlar as finanças de sua empresa neste momento conturbado e certamente irá melhorar o resultado do seu negócio.
Insumos e Mercadorias:
Planejamento
A MAIESTAS Consultoria pode ajudar os micros, pequenos e médios empreendedores a executar o diagnóstico e a análise do seu negócio, e em seguida auxiliá-los na elaboração do planejamento da sua empresa.
A nossa equipe multiprofissional é composta por Consultores técnicos e, especialmente, pensadores sobre os negócios que estão ajudando a reinventar o futuro.
Nosso grande diferencial é atender a cada um de nossos clientes de maneira ampla, irrestrita, singular e personalizada, mediante um relacionamento de parceria, e uma assessoria profissional especializada em todos os segmentos da administração e gestão de negócios.
Nossos projetos e serviços de consultoria focam apenas um resultado: garantir o sucesso e o crescimento da sua empresa, aumentando o seu valor.
Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nosso trabalho.
Maio/2020