Imagem site maiestas 2024.jpg

Como minimizar os riscos de abrir um negócio?

 

Aprenda como minimizar os riscos de abrir um negócio e como isso também pode ser usado durante a operação para potencializar resultados.

 

Para abrir uma empresa não basta só ter boas ideias, você tem que realizar análises, ter atitude para tirar as ideias do papel e ainda considerar um fator importante: os riscos de abrir um negócio.

 

Em um contexto de alta mudança e volatilidade do mercado, os riscos têm acompanhado a mesma proporção. Assim, empreender está diretamente relacionado a mensurar e monitorar os mesmos continuamente.

 

Mas, como minimizar os riscos do novo negócio para potencializar os resultados?

 

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

 

Isso seria o “Mundo Perfeito”, porém sabemos que no cenário político e econômico que vivemos, nem sempre isso condiz com a realidade, e dessa forma, devemos sempre estar atentos com as ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

 

Entre estas ações e principalmente controles, é muito importante entendermos as Demonstrações de Resultados e suas aplicações, entender o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, conhecer a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda o Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira!

 

Além disso, é muito importante, conhecer os três principais passos, para gerenciar os riscos de abrir um negócio e como isso pode ser usado durante sua operação.

 

1. Identificação

 

O primeiro passo para quem quer minimizar os riscos de abrir um negócio é a identificação. Nesta etapa, é fundamental detalhar e registrar todos os pontos envolvidos no projeto, sendo eles positivos ou negativos.

 

Os pontos positivos (ou riscos positivos) são todos aqueles que aparentemente seriam bons para a empresa, mas que geram consequências negativas a longo prazo. Um exemplo seria o crescimento rápido de um negócio que não possui infraestrutura suficiente para atender as demandas.

 

Para realizar a identificação dos dois tipos de riscos de abrir um negócio podemos utilizar algumas fontes de informação:

 

Análises de casos: faça uma pesquisa de mercado, analise casos semelhantes para ter uma referência

Conversas: faça contato com outros empreendedores ou mentores, assim como com seus possíveis clientes

Existe uma ferramenta, chamada Matriz SWOT: ela é utilizada para analisar cenários internos e externos na empresa com base em 4 fatores: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

 

Esta ferramenta irá ajudar muito neste primeiro passo e no próximo artigo, falaremos mais sobre esta e outras ferramentas de gestão para que tenham um melhor entendimento.

 

2. Priorização

 

Nesta etapa vamos procurar priorizar, dentre os riscos de abrir um negócio, os que mais impactam. Para isso, podemos classificar os riscos e atribuir valores.

 

Uma ferramenta para auxiliar neste passo é a matriz GUT.

 

GUT é a sigla para Gravidade, Urgência e Tendência, e, na matriz, você pode classificar os riscos nesses três fatores e depois atribuir notas.

 

O resultado da multiplicação entre gravidade, urgência e tendência seria um indicador de qual risco deve ser abordado primeiro.

 

O resultado obtido com a matriz GUT seleciona os riscos de abrir um negócio que são prioritários, ou seja, os que trazem maior impacto para quem quer abrir um negócio.

 

Esta ferramenta pode ser usada também em empresas que já estão em funcionamento. Você pode usá-la para classificar os riscos ou problemas identificados durante a operação.

 

3. Planejamento de ações

 

Após identificar e priorizar os riscos de abrir um negócio, é hora de planejar as ações que serão tomadas, buscando minimizar os impactos antes mesmo de começar um negócio.

 

As ações devem ter o objetivo de mitigar os resultados, no caso dos riscos negativos, ou potencializar, no caso dos riscos positivos. E podem ser ações de forma preventiva ou corretiva.

 

De forma preventiva, estamos antecipando um problema e impedindo que ele apareça. Mas nem todos os problemas podem ser previstos e alguns podem surgir durante a operação ou não foram traçadas estratégias para atuar em cima deles.

 

Para isso são feitas as ações corretivas, que são aplicadas logo após o problema ter ocorrido e devem receber uma atenção para que não voltem a ocorrer.

 

Para definir de forma completa os planos de ações, a dica é usar como ferramenta o 5W2H, que tem como base 7 perguntas que irão ajudar a tomar decisões para combater os riscos de abrir um negócio:

 

What (O quê?): qual objetivo ou meta de melhoria para o risco associado

Why (Por quê?): motivo para a resolução desse problema ser importante

When (Quando?): quando é um risco e qual o prazo para solucionar o problema

Where (Onde?): a qual setor da empresa está relacionado o risco

Who (Quem): responsáveis pela solução

How (Como?): funcionamento do processo que envolve o risco

How much (Qual o custo?): quanto esse risco gera de gastos e quanto é necessário para resolvê-lo.

 

Através de respostas objetivas a cada pergunta, é possível traçar uma estratégia para minimizar os riscos de abrir um negócio.

 

Os passos adotados aqui podem ser aplicados tanto para pequenas empresas quanto para os grandes negócios, passando sempre pelos três estágios: identificação, priorização e planejamento de ações.

 

Pronto para tirar as ideias do papel?

 

Todos os empreendedores precisam monitorar e levantar quais são os riscos de abrir um negócio, para que seja possível criar cenários de tomada de ação. Quanto mais preparado para isso, cada vez mais você estará apto para driblar os possíveis problemas e potencializar os resultados.

 

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina!

 

Além disso, é necessário que você também tenha conhecimento das ferramentas corretas que farão com que você alcance uma gestão de excelência.

 

Contem com a MAIESTAS CONSULTORIA no que precisarem.

 

 

 

 

Setembro/2022